O design além do projeto: mais assertivo, viável e seguro
O processo de inovação por meio do design é verdadeiramente efetivo quando aquilo que foi planejado e criado chega às pessoas e gera resultados para a empresa que investiu e aos seus clientes.
A palavra design pode trazer à sua memória algumas referências já conhecidas, como marca, site, desenho de novos produtos ou embalagens. Entretanto, quando nos referimos à inovação por meio do design o conceito se amplia e vai além dos resultados pontuais.
Tem como eixo central o processo, o modelo metodológico e de pensamento que articula variáveis diversas, como as questões comportamentais, as estratégias de negócio, as tecnologias, as experiências e tudo isso numa proposta mais aberta e colaborativa.
Já é lugar comum falar em mudanças sociais e tecnológicas cada vez mais rápidas que demandam das empresas agilidade, adaptação e abertura à inovação. Assim, deixar como está dificilmente será é uma opção viável. Por outro lado, as incertezas sobre os caminhos a seguir podem dar a sensação de brincar de “roleta russa”. Qual novo produto devo lançar? Quais mudanças em nossos serviços serão mais significativas para as pessoas? Preciso inovar o meu modelo de negócio? Como identificar reais necessidades e desejos das pessoas? Qual melhor caminho para tornar esses desejos em entregas de valor? E a lista pode ser muito maior.
Por exemplo, quando se observa a realidade das micro e pequenas empresas, compreende-se o enorme desafio de reunir informações, analisar e tomar decisões que são fundamentais para o desenvolvimento de novos projetos.
Desenvolver uma cultura de inovação pressupõe correr riscos (calculados, é claro) no entanto, para essas empresas muitas vezes são necessários resultados mais rápidos, com maior margem de segurança. Logo, muitas vezes a inovação tende a ser uma opção muito incerta. O processo de design é muito mais efetivo quando aspectos organizacionais como planejamento estratégico e modelo de negócio por exemplo, estão bem definidos.
O que está além do projeto?
Simplificando a reflexão, buscamos um duplo olhar: o externo, que considera todos os aspectos relativos à entrega de valor significativo às pessoas, e o interno, que se direciona para à organização e suas condições de desenvolver, implementar e sustentar uma nova “solução”. Quando as definições ou condições que precedem aos projetos de design não estão claros, criam-se grandes obstáculos à implantação das inovações.
Acreditamos, verdadeiramente, que a inovação por meio do design é construída em convergência com os fundamentos do negócio, das capacidades internas e da soma das percepções sobre o mercado, públicos e todo o contexto que impacta em uma nova solução. Assim, antes de partir para investimentos de tempo, expectativas e recursos em novos projetos, propomos a você um diagnóstico inicial, o Step #1th.
Ferramenta para o início do processo de inovação
Ela mapeia alguns fatores que consideramos fundamentais para as decisões estratégicas de inovação e especialmente, contribui para a compreensão sobre pontos do negócio que afetam diretamente no processo de design.
A Step #1th começa com um questionário on-line que é respondido pelo(a) empresário(a). Não há respostas certas ou erradas e nem pontuações específicas. As informações fornecidas são analisadas por nossa equipe que retorna em 3 dias o seu relatório personalizado, apresentando nossas contribuições (recomendações, alertas e sugestões).
É totalmente gratuito e leva somente 15 minutos para responder.
Acesse e experimente!
Deixe aqui nos comentários como você faz o uso design para inovar na sua empresa. Se usou o Step#1th, conta como foi sua experiência.